Oração

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A oração vem em primeiro lugar em Medjugorje. Na vida diária dos paroquianos e peregrinos – e nas mensagens da Virgem Maria. “Rezem” é a palavra que ela mais utiliza, “oração” está também no topo da lista.

 

Em Medjugorje a Virgem Maria reúne seus filhos em torno dela. Primeiro de tudo  ela ensina as pessoas a orar, e por isso a vila também é conhecida como a escola de oração de Maria.
Em Medjugorje a Virgem Maria reúne seus filhos em torno dela. Primeiro de tudo ela ensina as pessoas a orar, e por isso a vila também é conhecida como a escola de oração de Maria.

A oração é o principal meio de obter e nutrir um relacionamento pessoal com Deus. E as aparições da Virgem Maria em Medjugorje são para levar ainda mais  pessoas, uma a uma, a ter uma relação pessoal com Deus.

É por isso que a Virgem Maria fala tanto sobre a oração. E é por isso mesmo que ela se refere à oração como uma necessidade básica, ao lado de tudo o que os seres humanos normalmente reconhecem como tal:

Filhinhos, sem oração vocês não podem viver e dizer que são meus. A oração é alegria. A oração é o que o coração humano deseja. Portanto, aproximem-se filhinhos do meu Imaculado Coração e vocês vão descobrir a Deus. “(25 de novembro de 1994)

De fato, a Virgem Maria tem falado sobre a oração como uma questão de vida ou morte. Cada alma humana precisa de oração para sobreviver eternamente, para viver e se alegrar na glória de Deus para sempre. No entanto, enquanto a eternidade é claramente o escopo principal das palavras da Virgem Maria, elas estão cheios de significado terreno, também:

Queridos filhos! Hoje, convido você para responder à meu chamado à oração. Eu desejo, queridos filhos, que durante este tempo vocês encontrem um cantinho para a oração pessoal. Eu desejo de levá-los a oração com o coração. Somente desta forma vocês vão compreender que sua vida está vazia sem oração. Vocês vão descobrir o significado de sua vida quando vocês descobrem Deus em oração. Por isso, filhinhos: Abram a porta do seu coração e vocês vão compreender que a oração é a alegria sem a qual não podemos viver. Obrigada por terem respondido ao meu chamado. “(25 de julho de 1997)

Em poucas outras mensagens a Virgem Maria enfatiza  de forma tão clara quanto aqui: Sem oração  “a vida é vazia“. Sem a oração, “não se pode viver”. Considerando que, com a oração “, vocês vão descobrir o significado de suas vidas“. Esta é a escolha que ela nos apresenta.

Os frutos da oração 

Ao perseverar em suas chamadas para a oração, a Virgem Maria igualmente persevera em apontar os frutos da oração: alegria, proteção, paz, descanso, amor a Deus e ao próximo, coragem e consciência da verdade estão entre eles. Potencialmente, mesmo os milagres estão. A Virgem explicou também por que essas graças estão sendo dadas a todos que se envolvem na prática da oração. Isto  ela fez ao apresentar as coisas do ponto de vista de Deus:

Marija Pavlovic e Jakov Colo durante uma aparição no final de 1986, quando a Virgem Maria deu a Marija a mensagem abaixo.
Marija Pavlovic e Jakov Colo durante uma aparição no final de 1986, quando a Virgem Maria deu a Marija a mensagem abaixo.

 

Queridos filhos, mais uma vez, desejo chamá-los à oração. Quando vocês oram, são muito mais bonitos, como flores que, depois da neve, mostram toda a sua beleza e todas as suas cores tornam-se indescritíveis. Assim também vocês, queridos filhos, depois da oração diante de Deus,  demonstram mais tudo o que é bonito para agradar a Deus. Por isso, queridos filhos, rezem e abramo seu interior ao Senhor para que Ele faça de vocês uma flor harmoniosa e bonita para o Paraíso. Obrigada por terem respondido ao meu chamado. “(18 de dezembro de 1986)

Alegria é a resposta comum quando as pessoas experimentam a ação amorosa de Deus em suas vidas. É por isso que a Virgem Maria, muitas, muitas vezes, falou sobre a ligação entre oração e alegria.

Queridos filhos, peço a vocês que se abram  e comecem a rezar. A oração será sua alegria. Se vocês começarem, não será monótono para vocês, porque estarão orando de alegria. “(20 de março, 1986)

Orem, e então vocês devem superar até mesmo o cansaço. A oração será a sua alegria e seu descanso. “(30 de maio de 1985)

Grupo de peregrinos rezando sob a cruz no topo da Montanha da Cruz. De acordo com uma mensagem no início,  a Virgem Maria também vai lá : "Eu estou muitas vezes na Montanha da Cruz, aos pés da Cruz, rezando lá", ela disse em 3 de novembro de 1981.
Grupo de peregrinos rezando sob a cruz no topo da Montanha da Cruz. De acordo com uma mensagem no início, a Virgem Maria também vai lá : “Eu estou muitas vezes na Montanha da Cruz, aos pés da Cruz, rezando lá”, ela disse em 3 de novembro de 1981.

 

A oração é necessária para a paz 

Outro fruto da oração é a paz no coração. Deus é paz, a Virgem Maria veio a Medjugorje como a Rainha da Paz, e a partir de Medjugorje cresceu um oásis de paz. Milhões de peregrinos tem retornado como apóstolos da paz. A demonstração da paz de Deus se destaca como um objetivo principal de Medjugorje, assim como aparições anteriores de Maria tiveram fins específicos e declarados. E assim, em várias mensagens de Medjugorje, a Virgem Maria tem ligado a oração com a paz:

Por meio da oração, filhinhos, vocês terão alegria e paz. Através da oração vocês são mais ricos em misericórdia de Deus. Por isso, filhinhos, deixem a oração ser luz para cada um de vocês. “(25 de agosto de 1989)

Se não há paz, rezem e vocês irão recebê-la.” (25 de outubro de 2001)

E muitos anos antes, a Virgem Maria também disse: “Sem oração não há paz.” (6 de setembro de 1984).

Uma outra opção muito claramente delineada pela Virgem: Oração ou nenhuma oração? Paz ou sem paz? Não admira,  agora, que a Virgem Maria também disse:

Decidam, meus filhos, é o momento de decisão.” (18 de Março de 1996)

A oração e o sobrenatural

 Porque Deus é sobrenatural e capaz de fazer exatamente o que Ele quer, um encontro com Deus através da oração é uma reunião com toda a natureza sobrenatural de Deus. Na vida de um indivíduo, isto pode se manifestar em milhares de maneiras, com limites entre o que é comumente conhecido como milagres:

Colina das aparições em Medjugorje, no local onde a primeira aparição ocorreu. Engolfada na paz de Deus, a montanha tem sido um lugar de oração  desde então.
Colina das aparições em Medjugorje, no local onde a primeira aparição ocorreu. Engolfada na paz de Deus, a montanha tem sido um lugar de oração desde então.

 Filhinhos, acreditem que por meio de simples oração milagres podem ser obtidos. Através de sua oração  você abre o seu coração a Deus e Ele faz milagres em sua vida. “(25 de outubro de 2002)

Na oração você deve receber a maior alegria e a solução  para cada situação que não tem saída.” (28 de março  de 1985)

Enquanto alguns milagres, como curas físicas repentinas manifestam-se abertamente, um número maior de curas são experimentadas interiormente. Não obstante é a mesma presença sobrenatural de Deus que opera milagres de curas óbvias e “os milagres escondidos” . Como infundindo a alma com o amor de Deus e um desejo de vida eterna no Céu, um desejo nascido de receber o dom, de Deus, da Verdade. Esta é a promessa da Virgem Maria:

Queridos filhos! Também hoje os convido a rezar, rezar, rezar. Somente na oração vocês estarão perto de mim e meu filho e verão quão curta é esta vida. Em seu coração o desejo de Céu vai nascer. Alegria começará a reinar em seu coração e oração começará a fluir como um rio. Em suas palavras, só haverá ação de graças a Deus por ter criado você e o desejo de santidade será uma realidade para você. Obrigada por terem respondido ao meu chamado. “(25 de agosto de 2006)

Junto com tal encontro com Deus, fica-se livre do medo, um dom sobrenatural e dado por Deus. O homem não consegue infundir-se com o tipo de destemor saudável, santo prometido pela Santíssima Virgem como mais um fruto da oração. Em um momento de medo generalizado por todo o planeta, ela disse:

Não tenham medo, porque quem reza não tem medo do mal e não tem ódio no coração.” (25 de setembro de 2001)

Oito meses antes, a Virgem Maria havia atingido o mesmo acorde, embora em um sentido mais amplo. Ao renovar o seu chamado para se juntar a oração com o jejum, ela disse:

Queridos filhos! Hoje os convido a renovar a oração e o jejum com um entusiasmo ainda maior até que a oração se torne uma alegria para vocês. Filhinhos, quem reza não tem medo do futuro e quem jejua não tem medo do mal. Mais uma vez, repito a vocês: só através da oração e do jejum também podem se interromper guerras – as guerras de sua incredulidade e medo do futuro. Eu estou com vocês e estou ensinando a vocês, filhinhos: sua paz e esperança estão em Deus. Esta é a razão de aproximar de Deus e colocá-Lo em primeiro lugar em sua vida. Obrigada por terem respondido ao meu chamado. “(25 de Janeiro de 2001)

A oração como arma espiritual

 Entre vários prelúdios  ou arautos das aparições houve esses dois rosários que o irmão de Vicka, Franjo, encontrou no vagão do trator da família dois meses antes da primeira aparição. Ninguém os  perdeu, ninguém dizia ser eles. Quando Vicka perguntou à Virgem Maria sobre os Rosários, ela disse que eles eram "um dom de Deus, dados para o melhor". Desta forma, os dois Rosários vieram para anunciar a grande ênfase do Rosário, que sempre foi a marca registrada de Medjugorje.
Entre vários prelúdios ou arautos das aparições houve esses dois rosários que o irmão de Vicka, Franjo, encontrou no vagão do trator da família dois meses antes da primeira aparição. Ninguém os perdeu, ninguém dizia ser eles. Quando Vicka perguntou à Virgem Maria sobre os Rosários, ela disse que eles eram “um dom de Deus, dados para o melhor”. Desta forma, os dois Rosários vieram para anunciar a grande ênfase do Rosário, que sempre foi a marca registrada de Medjugorje.

 Em outras mensagens, também, a Virgem Maria tem-se centrado sobre a oração como uma arma indispensável na batalha espiritual sobre as almas que ela anunciou em Medjugorje em 2 de agosto de 1981 (“Uma grande batalha está prestes a acontecer – uma batalha entre o meu Filho e Satanás. As almas humanas estão em jogo”  foram as palavras da Virgem naquela ocasião).

Isto é em primeiro lugar toda a verdade sobre a oração do Rosário – que data de séculos e desde então elogiado por Santos, Papas e pessoas comuns também. Todos eles têm notado como o Rosário alimenta uma relação saudável com Deus e com a Virgem Maria, como ele alimenta a virtude, e como ele ajuda na desenraizamento do vício e pecado, de fato: como ele ajuda em arrancar todas as coisas do mal.

Em Medjugorje, também, a Virgem Maria falou sobre o Rosário como uma arma poderosa e ferramenta de proteção:

Queridos filhos, hoje os convido especialmente agora para avançar contra Satanás por meio da oração. Satanás quer trabalhar ainda mais agora que vocês sabe que ele está ativo. Queridos filhos, vistam a armadura para a batalha e com o Rosário na mão, derrotem-no! Obrigada por terem respondido ao meu chamado. “(08 de agosto de 1985)

“Se vocês oram, Satanás não pode feri-los mesmo pouco, porque vocês são filhos de Deus e Ele está olhando por vocês. Orem, e deixem o Rosário sempre estar em suas mãos como um sinal para Satanás que vocês pertencem a mim. “(25 de fevereiro de 1988)

Oração é a  munição da Virgem Maria

Estátua da Virgem Maria rezando na Igreja de São Tiago, Medjugorje. A Virgem precisa das orações de seus filhos para levar cada um à salvação e para alcançar a conversão do mundo e o que ela se referiu como "uma era de paz"
Estátua da Virgem Maria rezando na Igreja de São Tiago, Medjugorje. A Virgem precisa das orações de seus filhos para levar cada um à salvação e para alcançar a conversão do mundo e o que ela se referiu como “uma era de paz”

 Enquanto a oração santifica a alma do indivíduo, ela faz o mesmo em nível coletivo global. Ao revelar que ela foi enviada por Deus, que Deus colocou “sua confiança total” nela, que “este tempo é o meu tempo” e que o objetivo final de suas aparições em Medjugorje é trazer todo o mundo à conversão, a Virgem Maria também esclareceu como ela salva e conduz seus filhos durante este tempo de batalha espiritual intensificada.

Ao fazer isso, ela é ao mesmo tempo infinitamente poderosa e infinitamente vulnerável. Ela é forte, porque ela obtém tudo o que pede a Deus em oração. E ela é vulnerável, porque ela só tem a ‘quantidade’ de oração que os seres humanos lhe dão.

Se a Virgem Maria tem pouca oração à sua disposição, a situação pode ser comparada a um general que fica sem munição. Enquanto que, para todo ser humano, pouca oração significa estar desconectado dela e de Deus – e perdendo a capacidade de obter as graças que a Virgem Maria tem reunidas para todas as pessoas. Todos que rezam, ou seja:

Queridos filhos, hoje eu os convido a começar a rezar o Rosário com uma fé viva. Dessa forma, eu vou ser capaz de ajudá-los. Você, queridos filhos, desejam obter graças, mas vocês não estão orando. Eu não sou capaz de ajudá-lo, porque vocês não querem começar. Queridos filhos, eu estou chamando vocês a rezar o Rosário e que o Rosário seja uma obrigação que vocês devem cumprir com alegria. Dessa forma, vocês entenderão a razão pela qual eu estou com vocês todo esse tempo. Eu desejo  lhes ensinar a rezar. Obrigada por terem respondido ao meu chamado. “(12 de junho de 1986)

É uma história totalmente diferente, então, quando mais pessoas decidiem por Deus, comprometendo-se a atender ao chamado da Virgem. Ou seja é quando o progresso está sendo feito no que a Virgem Maria, também chamou de “este mundo sem paz”:

Através de vocês e suas orações, filhinhos, a paz começará a fluir através do mundo. Por isso, filhinhos, rezem, rezem, rezem, porque a oração opera milagres nos corações da humanidade e do mundo. Eu estou com vocês e agradeço a Deus por cada um de vocês que aceitou e vive a oração com seriedade. “(25 de outubro de 2001)

Quatorze anos antes ela havia dito o mesmo a partir de uma perspectiva um pouco diferente:

Crianças, aqui está a razão porque Eu preciso de sua oração: A oração é a única maneira de salvar a raça humana.” (30 de julho, 1987)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *